Conselho de Administração e Diretoria

Conselho de Administração e Diretoria

Cabe ao Conselho de Administração da Jalles Machado definir as políticas e diretrizes gerais da Companhia, avaliando planos e projetos propostos pela Diretoria Executiva, além dos resultados de cada período.

Nome Cargo
Oscar Bernardes Chairman e Membro Independente

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como CEO da Bunge International (de 1996 a 1999). Antes de se juntar ao Grupo Bunge, foi Sócio- Senior da Booz-Allen & Hamilton. Foi também membro do Conselho de Administração da Alpargatas S.A., Delphi Corporation (Estados Unidos) e Johnson Electric. É presidente do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car S.A., atua como: Vice-Presidente do Conselho de Administração e Membro dos Comitês de Estratégia da Marcopolo S.A,; Membro do Conselho Consultivo da empresa Davos; Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Cia Suzano Papel e Celulose; Membro dos Comitês de Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas e Comitê de Finanças da Praxair Inc. (Estados Unidos); Consultor Senior do CEO da Johnson Electric Holdings Limited; Membro do Conselho de Administração da VPar – Votorantim Participações; Membro do Conselho Consultivo da Amyris (Estados Unidos); Membro do Conselho de Administração da OMNI; Vice-Presidente do Conselho e Coordenador do Comitê de Recursos Humanos da DASA; Presidente do Comitê de Estratégia da Vanguarda S.A.; Membro do Conselho de Administração da Gerdau S.A. e da Metalúrgica Gerdau. Oscar de Paula Bernardes Neto é conselheiro independente, eleito de acordo com os critérios de independências estabelecidos no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3, no Regimento Interno do Conselho de Administração e no Estatuto Social.

Alexandre Mendonça de Barros Membro Independente

Graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ Universidade de São Paulo – USP e Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP (1999). Foi professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ/USP, nas áreas de Macroeconomia, Desenvolvimento Econômico e Economia Agrícola, desde 1995. É Professor de Economia Agrícola da Fundação Getúlio Vargas, desde 2005. Foi membro do Conselho de Administração da Fosfértil e é membro dos Conselhos de Administração do Grupo Schoenmaker/Terra Viva e do Grupo Otávio Lage. Membro do Comitê de Assessoria Externa da EMBRAPA Pecuária Sudeste. Membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. É Sócio-Consultor da MB Agro e da Ruralcon Consultoria em Gestão Agropecuária. Alexandre Lahóz Mendonça de Barros é conselheiro independente, eleito de acordo com os critérios de independências estabelecidos no Regulamento de Listagem do Novo Mercado da B3, no Regimento Interno do Conselho de Administração e no Estatuto Social.

Plinio Nastari Conselheiro Externo

Graduado em administração de empresas, detém os graus de M.Sc. e Ph.D. em Economia Agrícola, pela Universidade Estadual de Iowa. Foi por 22 anos professor de Economia da FGV – Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, nos cursos de nível de graduação e pós-graduação (MBA, mestrado e doutorado). Com vasta experiência em negociações e disputas comerciais na ITC (International Trade Commission) e na Organização Mundial do Comércio, Dr. Nastari atuou pelo governo brasileiro como Economista-Chefe nas disputas comerciais envolvendo exportações de etanol para os Estados Unidos, exportações de açúcar subsidiado da União Européia, regime comum de importação de bananas na União Européia, e regime brasileiro para a importação de pneus usados e recauchutados. Dr. Nastari é membro do Comitê Mundial de Açúcar, na ICE Futures (Intercontinental Exchange), em Nova York, onde são feitas recomendações para melhorias nas regras de contratos e outros assuntos relacionados com o comércio mundial de açúcar. Plínio Mario Nastari é conselheiro externo da Companhia, sem vínculo atual comercial, empregatício ou de direção com a organização, não sendo, contudo, conselheiro independente.

Otávio Lage de Siqueira Filho Membro

Graduado em Engenharia Civil e Administração, foi diretor presidente da Jalles Machado entre 1981 e 2000 e exerce o cargo desde de 2009. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) de 2014 a 2017. É Diretor da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Conselheiro da Fundação Abrinq, membro do Conselho de Administração do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial). Foi prefeito de Goianésia por dois mandatos consecutivos, entre 2001 e 2008.

Silvia Regina de Siqueira Membro

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás, é vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Otávio Lage; membro do Conselho de Administração da empresa Jalles Machado S/A; membro do Conselho Deliberativo da Fundação Jalles Machado. Sócia proprietária da empresa LS Agropecuária. Atuou como Psicóloga na Clínica Santa Mônica em Goiânia – GO. Foi Diretora-presidente da Associação Alphaville de 2014 a 2015, membro do Conselho Deliberativo de 2016 a 2018 e Diretora Financeira de 2018 a 2019. Foi sócia do Centro de Psicologia da Pessoa de 1981 a 1989.

Clovis Ferreira de Moraes Membro

Engenheiro Civil, formado pela Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC em 1961, onde fez em paralelo, curso de Engenharia de Produção. Enquanto estudante universitário foi estagiário da Companhia Esso de Petróleo do Brasil S/A. Engenheiro civil da Construtora Chicago Bridght S/A na construção e instalação do Auto Forno Siderúrgico da Mannesmann na cidade de Belo Horizonte de 1961 a 1962. Engenheiro da Construtora Concisa S/A na cidade de São Paulo nos anos de 1963 a 1967. Sócio, fundador e engenheiro responsável pela Construtora Morais Ferrari Ltda. desde o ano de 1967. Empreendedor nos setores de “Incorporações Imobiliárias”, “Sucro Energético” e “Agropecuária” desde a década de 70. Colaborou juntamente com equipe de catedráticos da Universidade do Mackenzie de São Paulo, na implantação da Faculdade de Engenharia de Barretos – FEB, hoje Universidade de Barretos. Sócio, fundador e “Conselheiro da Jalles Machado S/A” desde sua fundação. Teve participação desde o início do Grupo Otávio Lage no setor sucroenergético. Implantou na região de Goianésia GO, o primeiro experimento de irrigação da cultura da cana-de-açúcar. Implantou a técnica para o controle de irrigação por Tensiometria Hídrica na cultura de Seringueiras, hoje, usado inclusive na cultura de cana-de-açúcar.

Gibrail Kanjo Esber Brahin Membro

Ensino Médio Completo; atua como Diretor Executivo da empresa Gissara Agropecuária Ltda a 30 anos, é conselheiro e vice presidente da Coopercred – Cooperativa de Crédito do Vale São Patrício e conselheiro efetivo da empresa Jalles Machado S/A.

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é responsável pela elaboração de planos e projetos e desempenho operacional e financeiro da Jalles Machado, somada à execução das estratégias definidas pelo Conselho de Administração.

Nome Cargo
Otávio Lage de Siqueira Filho Diretor-presidente

Graduado em Engenharia Civil e Administração, foi diretor presidente da Jalles Machado entre 1981 e 2000 e exerce o cargo desde de 2009. Foi presidente do Conselho Deliberativo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) de 2014 a 2017. É Diretor da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Conselheiro da Fundação Abrinq, membro do Conselho de Administração do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial). Foi prefeito de Goianésia por dois mandatos consecutivos, entre 2001 e 2008.

Rodrigo Penna de Siqueira Diretor Financeiro

Engenheiro Civil pela Poli/USP, com pós-graduação em Derivativos (FEA/USP) e Gestão e Finanças (FIA/USP); atuou na Tesouraria do Banco CCF Brasil S.A. e na empresa de consultoria e gestão Booz Allen Hamilton Inc.; Foi Conselheiro da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), Presidente do Conselho Temático do Agronegócio da FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás), Vice-Presidente da Assocon (Associação Nacional dos Confinadores), Vice-Presidente Financeiro da ADIAL (Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás), Conselheiro Consultivo da Phibro Animal Health Corporation, multinacional americana da área de nutrição animal. Desde 2001 atua no Grupo Otávio Lage, com a seguinte trajetória: foi Diretor-superintendente do Goiás Carne S.A., frigorífico vendido em 2007 ao Independência Alimentos S.A.; e atualmente é Diretor Executivo da Vera Cruz Agropecuária Ltda, Planagri S.A. e Diretor Financeiro da Jalles Machado S.A.. Atua também como Presidente do Conselho da Coopercred – Cooperativa de Crédito do Vale São Patrício e Conselheiro Deliberativo da APROB-GO/TO (Associação dos Produtores de Borracha Natural de Goiás e Tocantins).

Henrique Penna de Siqueira Diretor Comercial

Graduado em Engenharia de Produção pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), com MBA Full-time na Fuqua School of Business (Duke University), ocupa o cargo de Diretor Comercial desde 2013. Foi Diretor de Operações na Jalles Machado entre 2006 e 2011, trabalhou 3 anos no Banco Itaú tendo passado pelo programa de Trainee e também tendo trabalhado para a consultoria norte-americana AT Kearney. Foi membro do Conselho de Administração do CTC entre 2009 e 2010.

Joel Soares Alves da Silva Diretor de Operações

Executivo com mais de 30 anos de experiência no setor Sucroenergético, Joel Soares possui Especialização em Gestão Financeira pela FGV, MBA em Gestão Estratégica de Agribusiness pela FGV, com módulo internacional pela Universidade da Califórnia, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV é Contabilista e Administrador de Empresas pela Unitoledo (SP). Ocupou cargos de Gerente Geral e Diretor Regional no grupo João Lyra (AL/MG), Diretor Executivo e CEO na Unialco (SP). É diretor de operações da Jalles Machado desde julho de 2011.